FAQ - Perguntas Frequentes

o que é o edital?

O que é o edital Impulso?

O edital Impulso busca a seleção de iniciativas que tenham como missão impactar a sociedade através da cultura e que desejem passar pelo programa de aceleração através de mentorias, visando seu fortalecimento institucional e ampliação do impacto sociocultural.

O programa é realizado pelo Instituto Ekloos em parceria com o Oi Futuro por meio do Labora, e conta com o patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Qual é o prazo final para enviar o formulário de inscrição para o Programa Impulso de Aceleração Social 2019?

Até 20 de outubro de 2019 às 23:59, horário de Brasília. Não serão aceitas inscrições após esse prazo.

Quantas iniciativas serão selecionadas no edital Impulso?

Serão selecionados, no máximo, 20 (vinte) iniciativas que se enquadrem nas condições e exigências pré-estabelecidas pelo regulamento.

Como funciona o programa na prática?

O objetivo é impulsionar iniciativas de impacto social na área cultural. Serão realizadas reuniões presenciais com conteúdos nas áreas de gestão, projetos, marketing, tecnologia e negócios, com mentores do Instituto Ekloos e especialistas de mercado. A cada mentoria os empreendedores recebem tarefas para serem trabalhadas com suas equipes.  

Qual o período de realização do Programa?

O programa tem a previsão de iniciar em novembro/2019 e se estenderá até agosto/2020.

O edital irá reembolsar custos de deslocamento?

Não. Os custos de deslocamento, alimentação e/ou hospedagem, se necessários, serão de responsabilidade do proponente.

Haverá investimento financeiro nas organizações?

Existe a possibilidade de premiação de até R$100 mil que serão divididos entre as organizações melhor avaliadas por uma banca examinadora durante o processo de aceleração.  O objetivo do recurso é apoiar a execução dos projetos da organização.


Qual a necessidade de disponibilidade da equipe?

Os principais empreendedores da organização precisam disponibilizar no mínimo 16 horas mensais para o programa, sob pena de serem eliminados do processo caso não cumpram com este requisito. Os encontros poderão ser presenciais ou à distância.

o que é labora?

O que é Labora?

Labora é o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro que busca soluções inovadoras e de impacto para os problemas da sociedade. O Labora é um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para empreendedores sociais, fazedores, criadores e interessados na transformação de impacto social.

Qual a proposta de trabalho do Labora?

Por meio de parceiros técnicos, o Labora fomenta programas de aceleração para projetos e negócios sociais em diferentes fases de maturação e perfil empreendedor. A proposta é apoiar o desenvolvimento de soluções de impacto para os problemas da sociedade, além de impulsionar a Economia Criativa no Rio de Janeiro. Além disso, o Labora promove eventos com fins formativos, inspiracionais e de networking no Lab Oi Futuro para fortalecer o ecossistema de impacto social no Estado.

quem pode participar?

Quem pode participar?

Negócios de impacto social, organizações da sociedade civil e/ou grupos da área cultural.

O que são Negócios de Impacto Social?

Negócios de Impacto Social são empresas que têm a única missão de solucionar um problema social. São autossustentáveis financeiramente e podem ou não distribuir dividendos.

O Programa Impulso é voltado apenas para iniciativas culturais?

O programa é voltado para iniciativas culturais e também da economia criativa como Música, Dança, Literatura, Teatro, Moda, Audiovisual, Games, Aplicativos, Gastronomia.

Inscrevi a minha iniciativa em 2018 e não fui selecionado. Posso inscrever novamente?

Sim, você pode inscrever novamente a sua iniciativa.

A minha iniciativa não é do Estado do Rio de Janeiro. Posso inscrever mesmo assim?

Sim, a sua iniciativa pode ser inscrita mesmo não estando no Estado do Rio de Janeiro, mas é imprescindível que ela gere impacto no Estado do Rio de Janeiro.

A minha iniciativa precisa ter CNPJ?

Não. Pode ser de um grupo não formalmente constituído, com apenas uma ideia, mas precisa estar bem estruturada e que comprove sua viabilidade

como se inscrever?

Como fazer a inscrição?

Acesse o edital através do site do Instituto Ekloos (www.ekloos.org/impulso). Baixe o regulamento e o formulário completo para você preparar sua inscrição. Com o formulário pronto, inclua as informações na plataforma Gust, clicando no botão disponível no site.

 

O site possui dois botões, um para Negócios de Impacto Social e outro para Organizações Sem Fins Lucrativos e/ou Grupos Culturais. Escolha a opção mais adequada para a sua iniciativa.

 

Para a inscrição ser válida é preciso receber a mensagem de confirmação de inscrição: “Seu projeto foi inscrito com sucesso”

A inscrição é gratuita?

Sim. Não há nenhum custo para participar do programa.

Como ficarei sabendo se fui selecionado?

A comunicação oficial será feita através do site do Instituto Ekloos (www.ekloos.org/impulso)

Posso inscrever mais de um projeto?

Sim, é possível inscrever mais de um projeto por pessoa/organização. Neste caso, será preciso realizar um novo cadastro com um email diferente.

Vou receber retorno do motivo pelo qual não fui selecionado?

Devido ao alto número de inscrições não é possível dar retorno para todos os inscritos.

tenho outras dúvidas

Como esclarecer?

Entre em contato com a equipe do Instituto Ekloos por email (contato@ekloos.org) ou pelo telefone (21) 2516-2854. Especifique no assunto do email “Dúvidas Edital Impulso”.

qual a sua dúvida?

O que é o Edital?

O que é Labora?

Quem pode participar?

Como se inscrever?

 
 
 
 

(21) 2516 2854

contato@ekloos.org
 

Praça Olavo Bilac, 28 - Sala 1211

Rio de Janeiro - RJ, 20041-010

  • Facebook - White Circle
  • Blogger - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle