O Programa de Aceleração Social Impulso é uma iniciativa do Instituto Ekloos, com o apoio do Oi Futuro e Labora e patrocínio da Oi e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro

O objetivo do edital é impulsionar negócios de impacto social, organizações da sociedade civil, grupos e coletivos da área cultural, para que possam se desenvolver, estruturar/aperfeiçoar seus processos de gestão e ampliar o seu impacto social.

 

Foram selecionadas 20 iniciativas, localizadas ou que gerem impacto no Estado do Rio de Janeiro. 

Benefícios do programa

Reuniões com mentores especialistas

Aceleração
do projeto

Apoio na gestão 
da organização

Criação de
networking

Espaço de

co-working e estúdio de som

Apoio financeiro de até R$ 100 mil a ser dividido entre algumas iniciativas

Histórias de impacto

Nosso impacto 2019

14

organizações

participaram da aceleração

05

negócios sociais

participaram da aceleração

119

gestores sociais

participaram da aceleração

839

atividades

realizadas 

3.365

horas de mentoria

122.546

Pessoas impactadas 

Conheça os acelerados 2019

As Marias da Graça

Empoderamento feminino usando como ferramenta a arte da palhaçaria. Trabalham especificamente com um recorte de gênero (feminino).

beRap

Plataforma gameficada de batalhas de rima online que proporciona levar o máximo das experiências das rodas de rap física para o ambiente digital.

Casa Fluminense

Organização da sociedade civil apartidária que reúne ativistas, lideranças sociais e pesquisadores que constroem coletivamente políticas e ações públicas para o Rio de Janeiro.

Coletivo BXD

Influencia a cena cultural da Baixada, criando eventos e oportunidades de trabalho para profissionais do entretenimento, como músicos, produtores, técnicos e comerciantes

Corpo Tátil

Coletivo Teatral que tem sua origem e sede no Instituto Benjamin Constant. São uma referência no trabalho artístico teatral específico e inclusivo de pessoas com deficiência visual.

Era uma vez o mundo

Negócio que cria e fabrica brinquedos educativos de tecido, com o objetivo de utilizar elementos lúdicos para desenvolver potência em crianças, jovens e adultos negros.

Hi Hat Girls

Oficinas de baterias para mulheres, visando quebrar estereótipos de gênero, por conta do universo de bateristas ser muito mais masculino.

Instituto Enraizados

Organização de hip hop que promove diversas ações, como oficinas, formações, eventos, intervenções culturais e políticas, além da formação dos jovens da região.

Instituto Pretos Novos

Foi criado a partir da descoberta de um sítio arqueológico em seu subsolo, o Cemitério dos Pretos Novos. Divulga a história do cemitério dos escravos que ali foram enterrados.

Museu Sankofa

Museu de percurso, visa contar a história da Rocinha através do registro de memória, como rodas de conversa (chás de museu), exposições fotográficas, palestras, entre outros.

Observatório de Favelas

Formulação, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas sociais que possam se tornar amplamente públicas. Instituição de pesquisa muito estruturada, reconhecida e importante para a cidade.

Phábrika de Arthes

Espaço que abriga salas de aulas e oficinas, teatro, auditórios, salas multiuso, galerias de exposição, cineclube, escritórios de co-working, estúdio de produção audiovisual. 

Pipas Labs

Plataforma de tecnologia e programa educacional que combina pipas, eletrônica e celulares para estimular a expressão criativa em comunidades marginalizadas. 

Rainha Crespa

Realização de feiras direcionadas a famílias negras com ênfase em mulheres da periferia. Proporciona o empoderamento e empreendedorismo de mulheres negras.

Reconsidere

Coletivo que trabalha temas da área da educação de uma forma diferenciada, através da produção textual e audiovisual  100% autoral.

Semente da Vida - ASVI

Instituição que atua na Cidade de Deus com atividades de leitura, escrita, cineclube, oficinas de dança, oficinas de teatro, entre outros.

Teatro da Laje

Realiza diversos espetáculos teatrais. Importante trabalho não só de teatro mas de desenvolvimento de linguagem. Diversos prêmios e reconhecimentos. 

Pré Vest. Comunitário

Pré Vestibular comunitário com proposta de diferenciação através da oferta de oficinas diversas (saraus e encontros artístico-culturais, oficinas de criação artística, etc). 

Viva Zona Oeste

Rede de agentes, coletivos e instituições criativas da Zona Oeste que tem como missão identificar, gerar visibilidade e oportunidades de capacitação e sustentabilidade coletiva.

Conheça os acelerados 2020

WoTec

Negócio que disponibiliza soluções tecnológicas de baixo custo para cinema e audiovisual para cineastas independentes e de baixa renda, viabilizando a produção audiovisual periférica.

Bamboleio

Biblioteca e livraria digital de livros infantis, com foco na 1ª infância e oferta de material de apoio para o adultos mediadores de leitura.

Casa do Jongo

Organização que há 50 anos contribui para a promoção do jongo como patrimônio imaterial além de ações de cultura, arte, memória, desenvolvimento social, trabalho e renda em Madureira.

Centro Cultural Donana

Espaço Cultural em Belford Roxo que realiza uma série de eventos para a comunidade, além de oferecer gratuitamente para a população local diversas atividades culturais. 

Cinelab Infantil

Promove uma imersão no processo criativo do cinema, tendo como público crianças e adolescentes de periferia, visando seu desenvolvimento pessoal através da arte.

Cria Maker

Lab de educação tecnológica que visa levar oficinas makers para comunidades periféricas, através da atuação em parceria com escolas para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Faz Game

Tecnologias educacionais que motivam alunos de escolas públicas a criar games narrativos, trabalhando diferentes conteúdos curriculares.

Festival Ecrã

Festival de experimentações que pensa o audiovisual como uma matéria prima para ser experienciada sob diferentes perspectivas, seja numa tela ou em um ambiente alternativo. 

Galpão Gamboa

Organização oferece atividades socioculturais para os moradores da Região Portuária do Rio de Janeiro, configurando-se como um importante equipamento cultural no território de atuação.

Grupo Código

Espaço Cultural em Japeri para o desenvolvimento de atividades de artistas da região, além de uma programação cultural para toda a comunidade e oficinas de teatro para crianças.

HIFI

Criação de tecnologias assistivas para que pessoas com deficiência – em especial, as tetraplégicas – consigam interagir digitalmente, com autonomia e criatividade.

Instituto Dagaz

Promove atividades de cultura, esporte e educação visando ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, melhorando a qualidade de vida em Volta Redonda.

Luz dos Povos

Trabalha com crianças e jovens socialmente vulneráveis das comunidades localizadas na Tijuca por meio da arte, cultura, e de uma educação complementar diferenciada.

Pedala Queimados

Estimula o uso de bicicleta para a promoção de qualidade de vida e mobilidade urbana sustentável no município de Queimados, promovendo passeios ciclísticos turísticos. 

PodSim

Primeira Central de Podcasts brasileira produzida apenas por mulheres, estimulando o aumento do número de mulheres ouvintes e produtoras de conteúdo e a cultura do podcast.

Projeto Luar

Organização que se dedica a desenvolver um trabalho cultural – focado na dança – com crianças e adolescentes no município de Caxias.

Rodas de Samba

Desenvolve projetos de salvaguarda das matrizes do samba carioca, promovendo a valorização dos sambistas e fortalecendo as rodas de samba do Rio de Janeiro.

Roda Gigante

Usa a linguagem do Palhaço, para estimular encontros que promovam saúde, nas enfermarias de hospitais públicos, nos palcos e praças, e nas salas de aula do Rio de Janeiro.

Tamandua Edu

Plataforma streaming de vídeos e séries com aplicabilidades pedagógicas para ser utilizada pelo professor em sala de aula. 

Teatro da Zona Norte

Organização oferece aulas de teatro para crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Cavalcante, bairro do Rio de Janeiro.

Nosso impacto 2018

15

organizações

participaram da aceleração

05

negócios sociais

participaram da aceleração

62

gestores sociais

participaram da aceleração

459

atividades

realizadas 

1.836

horas de mentoria

+400.000

Pessoas impactadas 

Conheça os acelerados 2018

Casa da Rua do Amor

A Casa da Rua do Amor é uma casa na comunidade do Saquaçu, bairro de Santa Cruz, onde acontecem oficinas de criação artística, teatro, música, dança, entre outros.

CDD Acontece

Canal de mídia comunitária do Rio de Janeiro. É através do CDD Acontece, na internet, que os moradores da Cidade de Deus e adjacências se informam sobre assuntos da localidade.

Cineclube Gigóia

Espaço comunitário de reunião, reflexão, educação e entretenimento, com exibição de filmes, localizado na Ilha da Gigóia, Rio de Janeiro.

Cinema Nosso

Instituição sociocultural situada na Lapa, Rio de Janeiro, onde são oferecidos cursos, oficinas, além da exibição de filmes.

Coletivo Abrigo

Iniciativa artística na área da marcenaria. Com instalações urbanas realizadas a partir da reciclagem do lixo, atua na resolução de demandas sociais e estéticas de infraestrutura urbana.

Estante Mágica

Projeto de incentivo à leitura do Brasil que, em parceria gratuita com escolas, transformam alunos em autores de seu próprio livro.

Fala Manguinhos

Agência de Comunicação Comunitária, com o propósito de transformar pessoas e território através de seus projetos e em parceria com os moradores.

Honório Gurgel

Coletivo cultural que promove ações em Honório Gurgel, unindo pessoas e conhecimentos para encontrar soluções para o desenvolvimento social, ambiental, econômico e cultural do bairro.

Imaginário Digital

Associação cultural, com projetos trabalham na interface entre os campos do audiovisual, educação e tecnologias para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem.

Instituto Aves

Associação Cultural que promove artes, dança, pintura, literatura, música, gastronomia, esporte, saúde, eventos esportivos, empreendedorismo e a igualdade racial.

Instituto Cohen

Organização não governamental que oferece cursos de capacitação artística nas áreas do teatro, cenografia, indumentária, dança e cinema.

Instituto d´O Passo

Realiza cursos, consultoria pedagógica e projetos que promovem impacto cultural e social. Trabalha criando e viabilizando projetos, ações e cursos.

Leão Etíope do Meier

Programação gratuita de múltiplas linguagens artísticas, com shows, exposições, cineclube, performances artísticas, circenses, teatrais
e de dança.

Livreteria Popular Juraci Nascimento

Espaço itinerante de literatura, contação de histórias e clube do livros, disponível para todos do complexo São Carlos.

Lona na Lua

Objetivo contribuir com o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens, através
do teatro, a música, a dança, o circo e a produção audiovisual.

Maré de Sabores

Iniciativa com mulheres da Maré para capacitação profissional na área da gastronomia e estimular a geração de trabalho e renda.

No Palco da Vida

Projeto Social de Teatro para crianças, jovens e adultos despertando o talento de cada indivíduo, servindo de ponte para o crescimento coletivo e para a transformação social.

Rio Invisível

Projeto que busca ressignificar a população em situação de rua no Rio de Janeiro e repensar o modelo de cidade.

Roda do Mundo

Tem o objetivo de realizar a criação, produção e execução de projetos e eventos culturais.

Somar

Projeto com o foco na inclusão social, com a proposta de promover momentos de lazer e entretenimento com segurança para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.

logo ekloos, instituto ekloos, impacto social, iniciativa social, aceleradora social, ong, negócio social, responsabilidade social, fundações, institutos, marketing social, projeto social, rio de janeiro, ngo, osc, negócio de impacto

Entre em contato: contato@ekloos.org

Whatsapp: (21) 99969 2342 

Telefone: (21) 2516-2854

 

Endereço: Praça Olavo Bilac, 28 - Sala 1211

Rio de Janeiro - RJ, 20041-010

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • site-22

Desenvolvido por Agência Kio

Instituto Ekloos © 2020