O Programa de Aceleração Social Impulso é uma iniciativa do Instituto Ekloos, com o apoio do Oi Futuro e Labora e patrocínio da Oi e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro

O objetivo do edital é impulsionar negócios de impacto social, organizações da sociedade civil, grupos e coletivos da área cultural, para que possam se desenvolver, estruturar/aperfeiçoar seus processos de gestão e ampliar o seu impacto social.

 

Foram selecionadas 20 iniciativas, localizadas ou que gerem impacto no Estado do Rio de Janeiro. 

site-06.png

Benefícios do programa

iconesbrancos-05.png

Reuniões com mentores especialistas

iconesbrancos-02.png
iconesbrancos-03.png
iconesbrancos-04.png

Aceleração
do projeto

Apoio na gestão 
da organização

Criação de
networking

iconesbrancos-01.png

Espaço de

co-working e estúdio de som

iconesbrancos-07.png

Apoio financeiro de até R$ 100 mil a ser dividido entre algumas iniciativas

Histórias de impacto

Conheça os acelerados 2020

WoTec

Negócio que disponibiliza soluções tecnológicas de baixo custo para cinema e audiovisual para cineastas independentes e de baixa renda, viabilizando a produção audiovisual periférica.

Bamboleio

Biblioteca e livraria digital de livros infantis, com foco na 1ª infância e oferta de material de apoio para o adultos mediadores de leitura.

Casa do Jongo

Organização que há 50 anos contribui para a promoção do jongo como patrimônio imaterial além de ações de cultura, arte, memória, desenvolvimento social, trabalho e renda em Madureira.

Centro Cultural Donana

Espaço Cultural em Belford Roxo que realiza uma série de eventos para a comunidade, além de oferecer gratuitamente para a população local diversas atividades culturais. 

Cinelab Infantil

Promove uma imersão no processo criativo do cinema, tendo como público crianças e adolescentes de periferia, visando seu desenvolvimento pessoal através da arte.

Cria Maker

Lab de educação tecnológica que visa levar oficinas makers para comunidades periféricas, através da atuação em parceria com escolas para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Faz Game

Tecnologias educacionais que motivam alunos de escolas públicas a criar games narrativos, trabalhando diferentes conteúdos curriculares.

Festival Ecrã

Festival de experimentações que pensa o audiovisual como uma matéria prima para ser experienciada sob diferentes perspectivas, seja numa tela ou em um ambiente alternativo. 

Galpão Gamboa

Organização oferece atividades socioculturais para os moradores da Região Portuária do Rio de Janeiro, configurando-se como um importante equipamento cultural no território de atuação.

Grupo Código

Espaço Cultural em Japeri para o desenvolvimento de atividades de artistas da região, além de uma programação cultural para toda a comunidade e oficinas de teatro para crianças.

HIFI

Criação de tecnologias assistivas para que pessoas com deficiência – em especial, as tetraplégicas – consigam interagir digitalmente, com autonomia e criatividade.

+ saiba mais

Instituto Dagaz

Promove atividades de cultura, esporte e educação visando ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, melhorando a qualidade de vida em Volta Redonda.

Luz dos Povos

Trabalha com crianças e jovens socialmente vulneráveis das comunidades localizadas na Tijuca por meio da arte, cultura, e de uma educação complementar diferenciada.

Pedala Queimados

Estimula o uso de bicicleta para a promoção de qualidade de vida e mobilidade urbana sustentável no município de Queimados, promovendo passeios ciclísticos turísticos. 

PodSim

Primeira Central de Podcasts brasileira produzida apenas por mulheres, estimulando o aumento do número de mulheres ouvintes e produtoras de conteúdo e a cultura do podcast.

Projeto Luar

Organização que se dedica a desenvolver um trabalho cultural – focado na dança – com crianças e adolescentes no município de Caxias.

Imã

Desenvolve projetos de salvaguarda das matrizes do samba carioca, promovendo a valorização dos sambistas e fortalecendo as rodas de samba do Rio de Janeiro.

Roda Gigante

Usa a linguagem do Palhaço, para estimular encontros que promovam saúde, nas enfermarias de hospitais públicos, nos palcos e praças, e nas salas de aula do Rio de Janeiro.

Tamandua Edu

Plataforma streaming de vídeos e séries com aplicabilidades pedagógicas para ser utilizada pelo professor em sala de aula. 

Teatro da Zona Norte

Organização oferece aulas de teatro para crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Cavalcante, bairro do Rio de Janeiro.

Nosso impacto 2020

15

organizações

participaram da aceleração

05

negócios sociais

participaram da aceleração

84

colaboradores das iniciativas

participaram da aceleração

708

atividades

realizadas 

2.832

horas de mentoria

124.300

Pessoas impactadas 

Conheça os acelerados 2019

As Marias da Graça

Empoderamento feminino usando como ferramenta a arte da palhaçaria. Trabalham especificamente com um recorte de gênero (feminino).

beRap

Plataforma gameficada de batalhas de rima online que proporciona levar o máximo das experiências das rodas de rap física para o ambiente digital.

Casa Fluminense

Organização da sociedade civil apartidária que reúne ativistas, lideranças sociais e pesquisadores para construírem coletivamente políticas e ações públicas para o Rio de Janeiro.

Coletivo BXD

Influencia a cena cultural da Baixada, criando eventos e oportunidades de trabalho para profissionais do entretenimento, como músicos, produtores, técnicos e comerciantes

Corpo Tátil

Coletivo que atua com um teatro singular e de pesquisa, desenvolvido por atores deficientes visuais, que explora todos os sentidos durante as apresentações, trazendo o corpo como suporte de percepção.

Era uma vez o mundo

Startup de criação e fabricação brinquedos e livros educativos que estimulam na construção da identidade, da representatividade e da autoestima de crianças e adolescentes negros.

Hi Hat Girls

Oficinas de baterias para mulheres, visando quebrar estereótipos de gênero existente dentro do meio da música, com foco no universo de bateristas.

Instituto Enraizados

Organização de hip hop que realiza oficinas, formações, eventos e intervenções artísticas, promovendo a discussão e a reflexão de temas sociais para jovens da Baixada Fluminense. 

Instituto Pretos Novos

Atua na divulgação da história do cemitério dos Pretos Novos e busca contribuir para a construção da cidadania através da preservação e fomento à pesquisa sobre a história afro-brasileira. 

Museu Sankofa

Museu de percurso que conta a história da Rocinha através do registro de memória social para fortalecer o pertencimento da comunidade a seu território de origem, além de promover trocas sociais e de saberes entre a população. 

Observatório de Favelas

Organização que busca fortalecer a democracia a partir da afirmação das periferias como territórios de potências e de direitos através de ações de mobilização, comunicação e pesquisa. 

Phábrika de Arthes

A associação tem o objetivo em promover o desenvolvimento, a inclusão social do território por meio da ampliação da diversidade cultural com oficinas artísticas para engajar os jovens por meio da arte e da consciência coletiva.

Pipas Labs

Produção de acessórios de moda a partir do upcycling de materiais eletrônicos descartados e realização de workshops a respeito da ressignificação da moda e do resíduo eletrônico como recurso.

Rainha Crespa

Ações de educação, geração de renda e realização de feiras direcionadas a mulheres negras, proporcionando experiências inovadoras e empreendedoras integradas a um circuito cultural.

Reconsidere

Coletivo independente que acredita no potencial da produção audiovisual para a construção do debate plural e crítico sobre a educação para além da sala de aula na América Latina. 

Semente da Vida - ASVI

Instituição que atua na Cidade de Deus com atividades de leitura, escrita, cineclube, oficinas de dança, oficinas de teatro, entre outros.

Teatro da Laje

Oficinas de teatro e realização de espetáculos com residência artística na Arena Dicró e na Vila Cruzeiro, abrindo caminhos para a idealização de projetos artísticos em regiões pouco assistidas. 

Pré Vest. Comunitário Marielle Franco

Pré-vestibular comunitário que atua com uma perspectiva ampliada de formação cidadã e humana, além de estimular a construção de vínculos sociais e comunitários dentro da turma.

Viva Zona Oeste

Rede de agentes, coletivos e instituições criativas da Zona Oeste que tem como missão identificar, gerar visibilidade e oportunidades de capacitação e sustentabilidade coletiva.

Nosso impacto 2019

14

organizações

participaram da aceleração

05

negócios sociais

participaram da aceleração

119

gestores sociais

participaram da aceleração

839

atividades

realizadas 

3.365

horas de mentoria

 652.680

Pessoas impactadas 

Conheça os acelerados 2018

Casa da Rua do Amor

A Casa da Rua do Amor é uma casa na comunidade do Saquaçu, bairro de Santa Cruz, onde acontecem oficinas de criação artística, teatro, música, dança, entre outros.

CDD Acontece

Principal canal de mídia comunitária do Rio de Janeiro, em que os moradores da Cidade de Deus e adjacências se informam sobre os principais assuntos da região como cultura, oportunidades de empregos, educação e segurança; 

Cineclube Gigóia

 Espaço cultural que une o esporte e a cultura com uma programação cinematográfica, totalmente gratuita para as crianças e jovens da comunidade da Ilha da Gigóia.

Cinema Nosso

Instituição sociocultural em que são oferecidos cursos livres, oficinas gratuitas e exibição de filmes para jovens de baixa renda.

Coletivo Abrigo

Promove soluções criativas e artísticas na transformação de materiais descartados, utilizando a marcenaria como ferramentas de inclusão, transformação social e conscientização ambiental.

Estante Mágica

 Plataforma de projetos pedagógicos para escolas públicas e particulares, em que os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental escrevem e ilustram o seu próprio livro.

Fala Manguinhos

Agência de comunicação comunitária, formada por moradores de Manguinhos, que visa repensar e promover a comunicação local, evidenciando as demandas da comunidade.

Coletivo Honório Gurgel

Produção de conteúdos colaborativos que revelam o potencial das periferias urbanas, fomentando uma percepção positiva em relação a essas localidades.

Imaginário Digital

Criação e produção nos campos do audiovisual, educação e tecnologia, estimulando o crescimento e a conexão desses projetos para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem pelo Brasil e América Latina.  

Instituto Aves

Produção eventos de rua e em locais fechados que promovam os movimentos populares e culturais com a valorização da identidade negra, do movimento Charme e do Hip Hop.

Instituto Cohen

Oferece cursos de formação técnica e artística nas áreas de teatro, dança e cinema, preparando e potencializando a liderança jovem da Zona Oeste, além de criar perspectivas de futuro e geração de renda para esse público. 

Instituto d´O Passo

Trabalha criando e viabilizando projetos, ações e cursos com o método O Passo de educação musical, além de realizar consultoria pedagógica.

Leão Etíope do Meier

Apresenta uma rota cultural alternativa ao eixo centro-zona sul e encoraja a sociedade a ressignificar os espaços públicos com a promoção de atividades culturais.

Livreteria Popular Juraci Nascimento

Estimula a leitura e utiliza os livros para sensibilizar, provocar reflexões, elevar a autoestima e favorecer o protagonismo de crianças e jovens da comunidade de São Carlos.

Lona na Lua

Democratização da arte e a cultura em regiões descentralizadas do RJ através de oficinas de teatro, circo, dança e música para crianças e adolescentes, além de espetáculos para toda a comunidade. 

Maré de Sabores

Catering formado por mulheres da Maré com o objetivo em transformar a realidade social por meio da qualificação profissional em Gastronomia.

No Palco da Vida

Projeto de inclusão social que oferece aulas de teatro, dança, música e literatura para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.  

Rio Invisível

Escuta histórias de vida de pessoas em situação de rua e narra essas histórias em primeira pessoa, incentivando um olhar mais sensível da população ao ressignificar as histórias de moradores de rua.

Roda do Mundo

Portal de vendas que promove a diversidade étnico-racial brasileira, possibilitando um  intercâmbio entre produtores e consumidores de produtos com a temática afro.

Somar

Turismo acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida com uma frente de mapeamento e pesquisa das ofertas turísticas adaptadas, especialmente no estado do Rio de Janeiro.

Nosso impacto 2018

15

organizações

participaram da aceleração

05

negócios sociais

participaram da aceleração

62

gestores sociais

participaram da aceleração

459

atividades

realizadas 

1.836

horas de mentoria

+400.000

Pessoas impactadas 

Impulso_BarrasLogo_coloridaV2.png