top of page

O Programa de Aceleração Social Impulso é uma iniciativa do Instituto Ekloos, com o apoio do Oi Futuro e Labora e patrocínio da Oi e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro ⠀⠀

O objetivo do edital é impulsionar negócios de impacto social, organizações da sociedade civil, grupos e coletivos da área cultural, para que possam se desenvolver, estruturar/aperfeiçoar seus processos de gestão e ampliar o seu impacto social.

 

Na 4ª edição do Edital Impulso, foram selecionadas 10 iniciativas, localizadas ou que gerem impacto no Estado do Rio de Janeiro. 

site-06.png
fundodegrade2.png
fundodegrade.png

Benefícios do programa

Reuniões remotas com mentores especialistas

Reuniões remotas com mentores especialistas

Aceleração do projeto

Aceleração
do projeto

Apoio na gestão  da organização
Criação de networking

Apoio na gestão 
da organização

Criação de
networking

Histórias de impacto

Conheça os acelerados 2022

Peneira Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.jpg

Associação Cultural Peneira

Instituição sem fins lucrativos que atua na área da cultura, realizando projetos por intermédio da educação e da arte e promovendo processos participativos que aproximam público e realizadores.

Biblioteca Amarela Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.jpg

Biblioteca Amarela

Negócio social que tem como missão apoiar o profissional livreiro e defender a instituição livraria através de uma série de ações, como sistema de aluguel de livros, venda itinerante, promoção de encontros com autores e editores e um e-commerce.

Clubinho Preto Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.jpg

Clubinho Preto

Clube de assinatura de livros pensado especialmente para crianças, com um conteúdo educativo e cultural com curadoria afrocentrada e antirracista.

Escola de MEI Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.jpg

Escola de MEI

Negócio social que visa capacitar empreendedores (MEI) de forma lúdica, através de games, animações e com uma linguagem simplificada.

Instituto Serrano Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.jpg

Instituto Serrano de Economia Criativa

Organização criada a partir da catástrofe climática que assolou Nova Friburgo e a região serrana do Estado do Rio de Janeiro em 2011 com o objetivo de implementar uma nova agenda de desenvolvimento territorial na região, através de atividades educacionais, culturais e da economia criativa.

Leoninna Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.jpg

Leoninna

Startup de impacto social que acredita na arte como agente de transformação para apoiar uma cultura inclusiva em escolas e empresas, atuando em duas frentes, diversidade e inclusão.

Mulheres de Luta Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.png

Mulheres de Luta

Plataforma digital gratuita que tem como missão criar e promover conteúdos de interesse geral, não restritos às pautas feministas, onde mulheres especialistas em suas áreas são fonte de informação, opinião e inspiração. Visa mostrar para a sociedade a força do protagonismo feminino e a legitimidade da luta por direitos e representatividade.

Rato Inc Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.jpg

Rato Inc

Gravadora independente que tem como objetivo desenvolver talentos, dando oportunidade de profissionalização no meio da música sem a necessidade de dependência de uma grande gravadora.

Site da baixada Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.png

Site da Baixada

Veículo de comunicação capaz de mobilizar pessoas a favor do território através de um conteúdo cativante, prestando serviço para a população ao abordar especialmente a cultura da Baixada Fluminense.

Rosa P Instituto Ekloos Oi Futuro Impulso.jpg

Tag RosaP

Negócio social que visa transformar o ciclo de produção da moda, trazendo tecnologia e transparência para as relações entre marcas e produtores e realizando ainda uma logística de reuso e reaproveitamento de resíduos.

Conheça os acelerados 2020

afroengenharia.jpg

WoTec

Negócio que disponibiliza soluções tecnológicas de baixo custo para cinema e audiovisual para cineastas independentes e de baixa renda, viabilizando a produção audiovisual periférica.

Bamboleio.jpg

Bamboleio

Biblioteca e livraria digital de livros infantis, com foco na 1ª infância e oferta de material de apoio para o adultos mediadores de leitura.

Jongo da Serrinha.jpg

Casa do Jongo

Organização que há 50 anos contribui para a promoção do jongo como patrimônio imaterial além de ações de cultura, arte, memória, desenvolvimento social, trabalho e renda em Madureira.

Donana.jpg

Centro Cultural Donana

Espaço Cultural em Belford Roxo que realiza uma série de eventos para a comunidade, além de oferecer gratuitamente para a população local diversas atividades culturais. 

Cinelab infantil.jpg

Cinelab Infantil

Promove uma imersão no processo criativo do cinema, tendo como público crianças e adolescentes de periferia, visando seu desenvolvimento pessoal através da arte.

Cria maker.jpg

Cria Maker

Lab de educação tecnológica que visa levar oficinas makers para comunidades periféricas, através da atuação em parceria com escolas para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Fazgame.jpg

Faz Game

Tecnologias educacionais que motivam alunos de escolas públicas a criar games narrativos, trabalhando diferentes conteúdos curriculares.

Festival ecra.jpg

Festival Ecrã

Festival de experimentações que pensa o audiovisual como uma matéria prima para ser experienciada sob diferentes perspectivas, seja numa tela ou em um ambiente alternativo. 

Galpão Gamboa.jpg

Galpão Gamboa

Organização oferece atividades socioculturais para os moradores da Região Portuária do Rio de Janeiro, configurando-se como um importante equipamento cultural no território de atuação.

grupo codigo.jpg

Grupo Código

Espaço Cultural em Japeri para o desenvolvimento de atividades de artistas da região, além de uma programação cultural para toda a comunidade e oficinas de teatro para crianças.

HIFI.jfif

HIFI

Criação de tecnologias assistivas para que pessoas com deficiência – em especial, as tetraplégicas – consigam interagir digitalmente, com autonomia e criatividade.

+ saiba mais
Instituto Dagaz.jpg

Instituto Dagaz

Promove atividades de cultura, esporte e educação visando ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, melhorando a qualidade de vida em Volta Redonda.

Luz dos povos.jpg

Luz dos Povos

Trabalha com crianças e jovens socialmente vulneráveis das comunidades localizadas na Tijuca por meio da arte, cultura, e de uma educação complementar diferenciada.

Pedala queimados.jpg

Pedala Queimados

Estimula o uso de bicicleta para a promoção de qualidade de vida e mobilidade urbana sustentável no município de Queimados, promovendo passeios ciclísticos turísticos. 

podsim.png

PodSim

Primeira Central de Podcasts brasileira produzida apenas por mulheres, estimulando o aumento do número de mulheres ouvintes e produtoras de conteúdo e a cultura do podcast.

Projeto luar.jpg

Projeto Luar

Organização que se dedica a desenvolver um trabalho cultural – focado na dança – com crianças e adolescentes no município de Caxias.

Roda de samba.jpg

Imã

Desenvolve projetos de salvaguarda das matrizes do samba carioca, promovendo a valorização dos sambistas e fortalecendo as rodas de samba do Rio de Janeiro.

grupo roda gigante.jpg

Roda Gigante

Usa a linguagem do Palhaço, para estimular encontros que promovam saúde, nas enfermarias de hospitais públicos, nos palcos e praças, e nas salas de aula do Rio de Janeiro.

tamandua edu.jpg

Tamandua Edu

Plataforma streaming de vídeos e séries com aplicabilidades pedagógicas para ser utilizada pelo professor em sala de aula. 

Teatro da zona norte.jpg

Teatro da Zona Norte

Organização oferece aulas de teatro para crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Cavalcante, bairro do Rio de Janeiro.

Nosso impacto 2020

15

organizações

participaram da aceleração

05

negócios sociais

participaram da aceleração

84

colaboradores das iniciativas

participaram da aceleração

708

atividades

realizadas 

2.832

horas de mentoria

124.300

Pessoas impactadas 

Conheça os acelerados 2019

as marias.jpg

As Marias da Graça

Empoderamento feminino usando como ferramenta a arte da palhaçaria. Trabalham especificamente com um recorte de gênero (feminino).

berap.png

beRap

Plataforma gameficada de batalhas de rima online que proporciona levar o máximo das experiências das rodas de rap física para o ambiente digital.

casa.jpg

Casa Fluminense

Organização da sociedade civil apartidária que reúne ativistas, lideranças sociais e pesquisadores para construírem coletivamente políticas e ações públicas para o Rio de Janeiro.

bxd.jpg

Coletivo BXD

Influencia a cena cultural da Baixada, criando eventos e oportunidades de trabalho para profissionais do entretenimento, como músicos, produtores, técnicos e comerciantes

corpo tatil.jpg

Corpo Tátil

Coletivo que atua com um teatro singular e de pesquisa, desenvolvido por atores deficientes visuais, que explora todos os sentidos durante as apresentações, trazendo o corpo como suporte de percepção.

era uma vez.jpg

Era uma vez o mundo

Startup de criação e fabricação brinquedos e livros educativos que estimulam na construção da identidade, da representatividade e da autoestima de crianças e adolescentes negros.

hi hat.jpg

Hi Hat Girls

Oficinas de baterias para mulheres, visando quebrar estereótipos de gênero existente dentro do meio da música, com foco no universo de bateristas.

enraizados.jpg

Instituto Enraizados

Organização de hip hop que realiza oficinas, formações, eventos e intervenções artísticas, promovendo a discussão e a reflexão de temas sociais para jovens da Baixada Fluminense. 

ipn.jpg

Instituto Pretos Novos

Atua na divulgação da história do cemitério dos Pretos Novos e busca contribuir para a construção da cidadania através da preservação e fomento à pesquisa sobre a história afro-brasileira. 

Sankofa.jpg

Museu Sankofa

Museu de percurso que conta a história da Rocinha através do registro de memória social para fortalecer o pertencimento da comunidade a seu território de origem, além de promover trocas sociais e de saberes entre a população. 

observatorio.jpg

Observatório de Favelas

Organização que busca fortalecer a democracia a partir da afirmação das periferias como territórios de potências e de direitos através de ações de mobilização, comunicação e pesquisa. 

phabrika.jpg

Phábrika de Arthes

A associação tem o objetivo em promover o desenvolvimento, a inclusão social do território por meio da ampliação da diversidade cultural com oficinas artísticas para engajar os jovens por meio da arte e da consciência coletiva.

pipas labs.jpg

Pipas Labs

Produção de acessórios de moda a partir do upcycling de materiais eletrônicos descartados e realização de workshops a respeito da ressignificação da moda e do resíduo eletrônico como recurso.

rainha crespa.jpg

Rainha Crespa

Ações de educação, geração de renda e realização de feiras direcionadas a mulheres negras, proporcionando experiências inovadoras e empreendedoras integradas a um circuito cultural.

reconsidere.jpg

Reconsidere

Coletivo independente que acredita no potencial da produção audiovisual para a construção do debate plural e crítico sobre a educação para além da sala de aula na América Latina. 

asvi.jpg

Semente da Vida - ASVI

Instituição que atua na Cidade de Deus com atividades de leitura, escrita, cineclube, oficinas de dança, oficinas de teatro, entre outros.

teatro da laje.jpg

Teatro da Laje

Oficinas de teatro e realização de espetáculos com residência artística na Arena Dicró e na Vila Cruzeiro, abrindo caminhos para a idealização de projetos artísticos em regiões pouco assistidas. 

prevest.png

Pré Vest. Comunitário Marielle Franco

Pré-vestibular comunitário que atua com uma perspectiva ampliada de formação cidadã e humana, além de estimular a construção de vínculos sociais e comunitários dentro da turma.

viva zo.jpg

Viva Zona Oeste

Rede de agentes, coletivos e instituições criativas da Zona Oeste que tem como missão identificar, gerar visibilidade e oportunidades de capacitação e sustentabilidade coletiva.

Nosso impacto 2019

14

organizações

participaram da aceleração

05

negócios sociais

participaram da aceleração

119

gestores sociais

participaram da aceleração

839

atividades

realizadas 

3.365

horas de mentoria

 652.680

Pessoas impactadas 

Conheça os acelerados 2018

Ekloos_Casa da Rua do Amor.jpg

Casa da Rua do Amor

A Casa da Rua do Amor é uma casa na comunidade do Saquaçu, bairro de Santa Cruz, onde acontecem oficinas de criação artística, teatro, música, dança, entre outros.

Ekloos_CDD Acontece.jpg

CDD Acontece

Principal canal de mídia comunitária do Rio de Janeiro, em que os moradores da Cidade de Deus e adjacências se informam sobre os principais assuntos da região como cultura, oportunidades de empregos, educação e segurança; 

Ekloos_Cineclube.jpg

Cineclube Gigóia

 Espaço cultural que une o esporte e a cultura com uma programação cinematográfica, totalmente gratuita para as crianças e jovens da comunidade da Ilha da Gigóia.

Ekloos_Cinema Nosso.jpg

Cinema Nosso

Instituição sociocultural em que são oferecidos cursos livres, oficinas gratuitas e exibição de filmes para jovens de baixa renda.

Ekloos_Coletivo Abrigo.jpg

Coletivo Abrigo

Promove soluções criativas e artísticas na transformação de materiais descartados, utilizando a marcenaria como ferramentas de inclusão, transformação social e conscientização ambiental.

Ekloos_Estante Mágica.jpg

Estante Mágica

 Plataforma de projetos pedagógicos para escolas públicas e particulares, em que os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental escrevem e ilustram o seu próprio livro.

Ekloos_Fala Manguinhos.jpg

Fala Manguinhos

Agência de comunicação comunitária, formada por moradores de Manguinhos, que visa repensar e promover a comunicação local, evidenciando as demandas da comunidade.

Ekloos_Honorio Gurgel.jpg

Coletivo Honório Gurgel

Produção de conteúdos colaborativos que revelam o potencial das periferias urbanas, fomentando uma percepção positiva em relação a essas localidades.

Ekloos_Imaginário Digital.jpg

Imaginário Digital

Criação e produção nos campos do audiovisual, educação e tecnologia, estimulando o crescimento e a conexão desses projetos para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem pelo Brasil e América Latina.  

Ekloos_Instituto Aves.jpg

Instituto Aves

Produção eventos de rua e em locais fechados que promovam os movimentos populares e culturais com a valorização da identidade negra, do movimento Charme e do Hip Hop.

Ekloos_Instituto Cohen.jpg

Instituto Cohen

Oferece cursos de formação técnica e artística nas áreas de teatro, dança e cinema, preparando e potencializando a liderança jovem da Zona Oeste, além de criar perspectivas de futuro e geração de renda para esse público. 

Ekloos_Instituto do Passo.jpg

Instituto d´O Passo

Trabalha criando e viabilizando projetos, ações e cursos com o método O Passo de educação musical, além de realizar consultoria pedagógica.

Ekloos_Leão Etíope.jpg

Leão Etíope do Meier

Apresenta uma rota cultural alternativa ao eixo centro-zona sul e encoraja a sociedade a ressignificar os espaços públicos com a promoção de atividades culturais.

Ekloos_Livreteria Popular.jpg

Livreteria Popular Juraci Nascimento

Estimula a leitura e utiliza os livros para sensibilizar, provocar reflexões, elevar a autoestima e favorecer o protagonismo de crianças e jovens da comunidade de São Carlos.

Ekloos_Cineclube.jpg

Lona na Lua

Democratização da arte e a cultura em regiões descentralizadas do RJ através de oficinas de teatro, circo, dança e música para crianças e adolescentes, além de espetáculos para toda a comunidade. 

Ekloos_Maré de Sabores.jpg

Maré de Sabores

Catering formado por mulheres da Maré com o objetivo em transformar a realidade social por meio da qualificação profissional em Gastronomia.

Ekloos_No Palco da Vida.jpg

No Palco da Vida

Projeto de inclusão social que oferece aulas de teatro, dança, música e literatura para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.  

Ekloos_Rio Invisível.jpg

Rio Invisível

Escuta histórias de vida de pessoas em situação de rua e narra essas histórias em primeira pessoa, incentivando um olhar mais sensível da população ao ressignificar as histórias de moradores de rua.

Roda do Mundo.jpeg

Roda do Mundo

Portal de vendas que promove a diversidade étnico-racial brasileira, possibilitando um  intercâmbio entre produtores e consumidores de produtos com a temática afro.

Ekloos_Somar.jpg

Somar

Turismo acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida com uma frente de mapeamento e pesquisa das ofertas turísticas adaptadas, especialmente no estado do Rio de Janeiro.

Nosso impacto 2018

15

organizações

participaram da aceleração

05

negócios sociais

participaram da aceleração

62

gestores sociais

participaram da aceleração

459

atividades

realizadas 

1.836

+400.000

horas de mentoria

Pessoas impactadas 

logo.png
bottom of page