O Programa de Desenvolvimento de Líderes de Impacto é uma iniciativa do Instituto Ekloos, com a parceria do Instituto Coca-Cola Brasil.
O objetivo do programa é fomentar e fortalecer a atuação de jovens lideranças negras, que estejam desenvolvendo iniciativas que gerem impacto social.
Os participantes do Programa poderão desenvolver habilidades e competências pessoais, além de potencializar as suas iniciativas. Através do acesso a um conteúdo teórico e ferramentas que possibilitem a ampliação efetiva da sua atuação como líder, espera-se multiplicar o número de lideranças de causas e territórios, ampliando e fortalecendo as iniciativas.




Benefícios do programa
Foram selecionados 60 jovens para participar do programa que será dividido em duas trilhas: Trilha A, com o conteúdo completo do programa, para 30 jovens e a Trilha B para outros 30 jovens que participarão apenas das capacitações.

Capacitações

Mentorias individuais para o desenvolvimento de iniciativas

Ajuda de custo de R$400,00 por mês durante o programa

Participação de uma banca de investimentos de até R$100.000

Participação em uma rede de líderes de impacto
TRILHA A
Conheça os líderes.potência
TRILHA A

André Luiz Silva Santos
APACS – Quilombo Conceição
Salinas da Margarida, BA
A Associação de Pescadores, Pescadoras e Quilombolas luta pela garantia de direitos à população local e pelo fortalecimento territorial e cultural, promovendo acesso à educação e preservação da memória e tradição.

Caio Rodrigues
Toti Diversidade
Rio de Janeiro, RJ
Negócio Social que forma profissionalmente refugiados e migrantes e apoia sua inserção no mercado de tecnologia.

Diego Nascimento
De Transs pra Frente
Salvador, BA
Coletivo que atua para que pessoas trans sejam reconhecidas, em suas pluralidades, como sujeitos de suas histórias, de si e do mundo, criando espaços de debate e promovendo o acesso das pessoas trans a espaços ainda pouco ocupados por elas.

Douglas Vidal
Aya Psicologia
Rio de Janeiro, RJ
Startup que promove o acesso à saúde mental através de serviços acessíveis de atendimento psicológico online.

Emilia Costa
Movimento Quilombola
do Maranhão
São Luís Gonzaga do Maranhão, MA
Movimento que atua pela defesa de direitos dos povos quilombolas, pelo território livre e construção do bem viver, através de mobilizações e atividades de formação.

Ester Carro
Fazendinhando
São Paulo, SP
Desenvolve agentes transformadores de territórios vulneráveis para que participem da construção e transformação dos espaços públicos ou de suas moradias.

Fernanda Sant'Ana
Instituto Origem
Belo Horizonte, MG
Espaço de formação cidadã, de acesso à cultura e ao esporte, focado na valorização local do bairro Vereda e região junto aos moradores.

Fernanda Silmara
Reforamar
Natal, RN
Realiza reformas afetivas em moradias de famílias vulneráveis e instituições de atendimento social, transformando-os em ambientes dignos e seguros.

Gabriel Bitarães
Click
Belo Horizonte, MG
Desenvolve negócios de impacto para redesenhar sistemas sociais, a partir de uma metodologia de criação inovadora.

Geisson Silva
Coletivo Cinemateus
São Paulo, SP
Capacita jovens de São Mateus, Zona Leste de São Paulo, no audiovisual, possibilitando que escapem do destino do chamado subemprego.

Hellen Caroline
EcoCiclo
Salvador, BA
Startup que produz absorventes 100% biodegradáveis, preservando a saúde íntima das pessoas que menstruam, além do meio ambiente.

Jean Ferreira
Sebo do Gueto
Belém, PA
Rede de livreiros em periferias urbanas que trabalha pela democratização do acesso à leitura em todo o país.

Jefferson Borges
Movimento AYA
Uberlândia, MG
Promove capacitação e desenvolvimento de pessoas negras para inclusão no mercado de trabalho, além de palestras e consultorias para conscientização racial em ambientes corporativos.

Julio de Sá
Carioquice Negra
Rio de Janeiro, RJ
Fomento de festivais, eventos e ações culturais voltados para identidade negra, impulsionando produtores e artistas negros e periféricos para sua emancipação das grandes produtoras.

Leana da Silva Santos
Educamor
Maruim, SE
Organização de alfabetização afrocentrada para crianças e adolescentes vulneráveis e com dificuldades de aprendizado, a partir da escuta e desenvolvimento de autoestima das crianças.

Lucas Felippe
Cooltivando Vida
Curitiba, PR
Negócio de impacto social que ajuda municípios e pequenos produtores, ampliando o protagonismo da família rural por meio digital e agilizando os processos de regularização e legalização de alimentos.

Mariana Galdino
LabJaca
Rio de Janeiro, RJ
Laboratório de pesquisa, geração cidadã de dados e construção de narrativas, comunicando seus resultados/perspectiva a partir do audiovisual, evidenciando a realidade das favelas e periferias a partir de quem vive nelas.

Myrella Vitória Santana
Gelateca Colaborativa
Recife, PE
Busca democratizar a leitura e estimular a produção cultural. Para matar a fome de arte e cultura, uma geladeira com livros e eventos na praça são o alimento necessário.

Nell Araújo
Teatroescola
Salvador, BA
Primeira escola artística bilíngue de Salvador, orientada por estudos da cultura afro-brasileira e indígena para estudantes negros e de baixa renda.

Priscilla Costa
EcoLev
Una, BA
Trabalha pela sustentabilidade, em especial na temática dos resíduos sólidos, para possibilitar um ecossistema de empresas e indivíduos mais conscientes e responsáveis.

Rafael Oliveira
Favela Vertical
Rio de Janeiro, RJ
Surgiu para transformar Gardênia Azul em um polo de inovação tecnológica e de apoio social, capacitando jovens para competências essenciais no século XXI.

Raimundo José
TV Quilombo
Vargem Grande, MA
Primeiro canal de internet do Brasil com conteúdo produzido exclusivamente por quilombolas e com reportagens sobre o cotidiano de um quilombo, utilizando materiais improvisados para produção de conteúdo.

Samilly Valadares
Projeto Perpetuar
Moju, PA
Através de educação contextualizada, arte e leitura, possibilita que crianças e adolescentes quilombolas paraenses cresçam em sintonia com suas raízes culturais.

Samuel Souza
Nortear Educ
Belford Roxo, RJ
Promove eventos que ampliam a visão de mundo dos alunos de escolas públicas da Baixada Fluminense, fortalecendo o vínculo dos jovens com o ambiente escolar.

Stephanie Andreas
Nwa Podcasts e Audiovisual
Rio de Janeiro, RJ
Produtora, criadora e consultora de podcasts e materiais audiovisuais com temas relacionados à cultura da população negra e periférica, contribuindo com a democratização do acesso à informação e à cultura

Stéphanie Moreira
Quilombo Flor de Milho
Natal, RN
Realiza ações de formação em territórios periferizados, visando o fortalecimento individual e coletivo a partir da criação de comunidades abertas de aprendizado baseadas em uma metodologia de troca de saberes.

Sulamita Rosa
MulherAções
Rio Branco, AC
Rede de mulheres que promove processos educativos com metodologia afrocentrada para preparação e ingresso de mulheres negras, afroindígenas e indígenas nos espaços de poder, em especial nas Universidades.

Tamara Mesquita
Negritar
Belém, PA
Produtora audiovisual de impacto social composta por pessoas negras, que tem como objetivo potencializar narrativas pretas, periféricas e da Amazônia.

Tiago Mercês
Combaro
Serro, MG
Mostrar o potencial econômico e cultural de comunidades do interior através de uma plataforma que gera renda aos pequenos produtores enquanto também leva uma experiência de imersão cultural onde o consumidor estiver.

Vitorí Silva
LAB the creator
Concórdia, SC
Junta a transformação digital ao afrofuturismo para que todas as pessoas participem da construção de um futuro mais justo e inclusivo, cocriando experiências imersivas baseadas no uso de tecnologias emergentes.





